segunda-feira, 18 de maio de 2009

Finalistas decididos!

Final da Tarde definirá o CSAPÃO!
Pela primeira vez, duas equipes do turno da tarde da Fundação decidirão o CSAPÃO!

Bento XVI e IPM: estas serão as equipes que duelarão pelo título do CSAPÃO Apertura 2009! Nenhuma das equipes é novata em finais, mas pela primeira vez, as equipes co-irmãs do turno da tarde da Fundação João Pinheiro irão decidir uma edição do CSAPÃO, na última oportunidade para tal, visto que este é o último semestre enquanto CSAPianos da tradicional equipe do XVI. Mas vamos primeiro à cobertura das emocionantes partidas válidas pelas semifinais.

Bento XVI 7 x 2 Deztemidos

Abrindo as semifinais, o confronto entre os atuais campeões do Bento XVI contra a tradicional equipe veterana dos Deztemidos. Enquanto a equipe bentoniana vinha de excepcional vitória por 7x2 sobre os então favoritos Xoxota, os Deztemidos vinham de emocionantes 5x4 na prorrogação contra a surpreendente equipe do Maxixe.

E o confronto começou equilibrado. Visivelmente fora de condições físicas ideais (não por ressaca, mas por forte treinamento realizado no sábado), o Bento XVI parecia estar em marcha lenta nos minutos iniciais, e somente conseguiu abrir o placar em jogada individual de Marcel, que roubou a bola, conduziu até a linha de fundo e mesmo sem ângulo conseguiu abrir o placar. Porém os Deztemidos logo responderam: Rafael conduziu, também pela esquerda, cortou para o meio e chutou entre as pernas do marcador. A bola ainda desviou em JoeJoe antes de entrar. Em seguida, teve a oportunidade para virar o placar, em penalti cometido por Felipe sobre Luis, mas Otávio desperdiçou. Empolgados pelo ocorrido, o Bento XVI conseguiu mais dois gols ao final do primeiro tempo, com Marcel em jogada de escanteio, e Ian, em uma pintura de bola colocada no ângulo.

O segundo tempo começou com a equipe veterana tentando partir para o ataque. Mas tanta disposição teve seu preço, e em três jogadas de contra-ataque, Ian converteu todas, e colocou o Esquadrão Papal em confortável vantagem de 6x1. O Deztemidos tentou partir pro tudo ou nada (isso com menos de dez minutos do segundo tempo), utilizando goleiro linha, e chegou a diminuir, com gol de Luis. Mas Alemão ainda viria a fazer o sétimo gol, que determinaria a vitória bentoniana e a segunda classificação seguida para a final. Destaque para Ian, autor de quatro gols e que reaparece, ainda que com chances remotas, na luta pela artilharia do torneio.

IPM 3 x 1 Xxiitas

O segundo confronto das semifinais guardava as maiores emoções. Um duelo quente e de muita qualidade marcou o embate entre a recém prateada equipe do IPM e o tricolor mouro. O IPM vinha de vitória por 5x2 no surpreendente calmo clássico contra o Galáticos, enquanto os Xxiitas vinham de elástica goleada de 13x6 sobre o 171.

E o primeiro tempo refletiu bem o clima da partida, com o IPM esgotando o limite de 5 faltas com menos de 15 minutos de partida, uma delas sendo um clássico digno de luta livre, com Mauro, "o professor", dando um "Elbow Drop" sobre Rafael (clique aqui e veja a simulação do lance), que levou a torcida ao delírio. Porém, apesar de grandes lances, o primeiro tempo acabou em zero a zero.

O segundo tempo começou no mesmo ritmo, com os Xxiitas tentando furar o paredão prateado na base da velocidade, principalmente em jogadas de Teta (Rafael surpreendentemente jogava atrás), e com o IPM tentando responder principalmente com Daniel, que até então não parecia estar em um bom dia. E foi o tricolor mouro quem abriu o placar, em jogada individual de Teta, que calou a torcida prateada por alguns instantes. Poucos, pois logo depois, Pilha rolou para Rodolfo, que não perdoou, e marcou o gol de empate, que levava o jogo à prorrogação.

A prorrogação começou com o IPM melhor, e em um raro momento de brilhantismo na partida, Daniel arrancou da esquerda para a direita e bateu cruzado, colocando o IPM na frente. Logo no começo do segundo tempo, Pilha ampliou o placar, levando a torcida ao delírio. E aos gritos de exaltação da torcida, Peçanha entrou em quadra, onde não ficou muito tempo: em seu primeiro lance, deu uma dura entrada por trás em Rafael e foi expulso. Na confusão que se seguiu, o árbitro amarelou Baca e Rafael, ambos dos Xxiitas. Apesar do jogador a menos, o IPM se segurou nos minutos finais e assegurou a terceira classificação para a final de um CSAPÃO, onde lutará pelo seu primeiro título. Destaque para Mauro, que anulou o maior destaque individual do adversário.

BENTO XVI x IPM: A final da tarde!

Desta forma, o atual campeão Bento XVI, dono de uma péssima campanha na primeira fase (onde perdeu inclusive do adversário da final), mas de uma arrancada extraordinária nos playoffs, enfrenta o IPM, finalista invicto da competição, que tem jogado o futebol mais eficiente e convincente do campeonato.

Duas equipes que se conhecem bem. O IPM costuma treinar no Joseph Ratzinger, CT bentoniano, muitas vezes conjuntamente com o Bento XVI, especialmente durante a pré-temporada, e as duas equipes tem um histórico de amizade que vai além do CSAPÃO. Mas no domingo as amizades serão deixadas de lado no mínimo por 40 minutos de jogo, onde tudo será válido. Um jogo quase impossível de se apontar favoritos, e somente uma previsão pode ser feita: com certeza, será um jogaço.

Durante a semana, mais notícias sobre este fim de semana que irá esquentar o ambiente CSAPIANO, com Newtão, a decisão de terceiro lugar e, principalmente, a aguardada final entre o Esquadrão Papal e os Lobos Prateados. É esperar pra ver!

*P.S: O editor do blog se desculpa pelas poucas notícias dadas à respeito das semifinais, mas este se encontrava na finalização da monografia, entregue na última sexta-feira, e o tempo se tornou artigo escasso...

Nenhum comentário: